quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Fafe geminou-se com a cidade de Sens (França)



No domingo, 18 de Novembro, coroando uma série de encontros preparatórios entre as partes, realizou-se, no salão nobre da Mairie de Sens, em França, a cerimónia de geminação entre as localidades de Sens e de Fafe.
A assinatura do protocolo foi protagonizada pelos Presidentes do Município de Fafe, José Ribeiro, e de Sens, Daniel Paris, acompanhados por Pedro Lourtie, Cônsul Geral de Portugal em Paris.
A comitiva da cidade de Fafe incluiu ainda os vereadores Vitor Moreira, Leonel Castro e Fernanda Castro, bem como a secretária da Assembleia Municipal, Sílvia Soares.
Da parte de Sens, estiveram também presentes Marie-Paule Chappuit, primeira-Adjunta do maire de Sens, responsável pelas relações internacionais, assim como vários conselheiros municipais, entre eles Manuela Godinho, originária de Fafe e que esteve na origem desta geminação.
Na sua intervenção, e segundo o lusojornal.com, José Ribeiro salientou “o acto cordial desta geminação entre as cidades de Sens e de Fafe que traduzem a colaboração e o entendimento entre Portugal e França, entre os dois povos, na Europa em geral, na sua importância porque contribuem para perpetuar a paz entre os povos”. Salientou o empenho formidável de Manuela Godinho no restabelecimento do diálogo entre os dois municípios, numa iniciativa já proposta em 2000, e também o apoio dado pelo Consulado Geral de Portugal em Paris. “Esta geminação vai de encontro às aspirações dos fafenses que constituem uma parte importante da população portuguesa em Sens”. Terminou, agradecendo a presença do Cônsul Geral, Pedro Lourtie, que apadrinhou o acto, a disponibilidade do Maire, que se deslocou a Fafe em Julho deste ano e sem cuja decisão final tal cerimónia não teria lugar.
Por sua vez, o maire Daniel Paris, dirigindo-se aos portugueses, em particular, salientou os valores da nossa língua, do nosso passado, desde o século XVI, da nossa história. E lembrou que, desde os anos 60, muitos portugueses foram para Sens, muitos deles oriundos de Fafe e que pode estimar-se que entre 10% e 15% da população de Sens é de origem fafense. “Aliás, até mesmo quando visitei Fafe encontrei Portugueses de Sens. Mas vi sobretudo uma cidade extraordinária, uma qualidade de vida, um dinamismo”.
O Maire de Sens agradeceu com palavras de muito apreço uma fonte em aço inoxidável, obra escultural de mobiliário urbano com um design arrojado que lhe foi oferecida pelo empresário fafense Jorge Freitas, a qual vai ficar em funcionamento no interior da mairie de Sens (cf. lusojornal.com).
No rescaldo da visita, o presidente da Câmara de Fafe, José Ribeiro, considera que “foi uma grande jornada de afirmação e promoção de Fafe, uma bonita e grande festa proporcionada pela presença de ranchos folclóricos portugueses de duas associações portuguesas e ainda pela presença maciça de fafenses e portugueses residentes em Sens e na região”.
Refere ainda que participou no encontro das cidades geminadas com Sens (Lorräch, Alemanha; Senigallia, Itália; Chester, Inglaterra e Vyshgorod, Ucrânia), o qual será realizado em Fafe em 2013, ano em que a cidade de Fafe acolherá igualmente os jogos desportivos da juventude das cidades geminadas.
“Creio que estivemos à altura das nossas responsabilidades, que granjeámos a simpatia de todos os outros e o carinho e admiração do Maire e da mairie de Sens, tão importante para o sucesso da cooperação que ora iniciámos e que queremos desenvolver” – sublinha o autarca fafense.
Em consequência, a Câmara de Fafe vai aprovar esta quinta-feira um voto de agradecimento ao maire de Sens e á sua equipa, bem como ao Cônsul de Portugal em Paris, que a acompanhou, e à conterrânea Manuela Godinho, “que foi incansável para o êxito desta geminação”.





 

Sem comentários: