domingo, 18 de novembro de 2012

“UMA GUITARRA & DEZ CANÇÕES DE AMOR” – GRANDE ESPECTÁCULO NO TEATRO-CINEMA DE FAFE



A noite deste sábado, 17 de Novembro, ficou marcada por um grande espectáculo no Teatro-Cinema de Fafe. Um evento de características diferentes, que cruzou a música, a poesia e a declamação.
"Uma Guitarra & Dez Canções de Amor" – assim se chamava – era, em substância, a celebração do amor nas suas múltiplas vertentes, juntando em palco a extraordinária cantora Vânia Fernandes, na voz, e António Côrte-Real (UHF), na guitarra. Completava o trio de artistas, o actor Pedro Giestas, que interpretou momentos poéticos de autores de expressão portuguesa (Vinícius de Morais, Almada Negreiros, Eugénio de Andrade e Fernando Pessoa), bem como de um autor local (Artur Coimbra) e de quatro jovens participantes no concurso de poesia sob a epígrafe “O melhor do mundo é o amor”, que a autarquia promoveu junto do público escolar, do 7º ao 12º ano. O tema do concurso era o “Amor”, sob todas as suas formas e em sentido lato, designadamente, ao homem e à mulher, à mãe, ao pai, à natureza, à paz, etc. Foram produzidas 64 poesias. A autarquia oferecia um bilhete grátis para todos os participantes, bem como um livro e um CD mas, infelizmente, poucos jovens apareceram para fruir desses brindes.
Ao longo de uma hora e meia, homenageando os grandes temas do cancioneiro português que abordam o amor nos seus diversos caminhos, Vânia Fernandes interpretou, magistralmente, uma dezena de canções conhecidas, como “Canção do Engate” (António Variações), “Aquele inverno”, (Delfins) “Sempre que o amor me quiser” (Lena D’Água), “Tonto”, “Todo o tempo do mundo” (Rui Veloso), “Leve beijo triste” (Paulo Gonzo) e “És como és” (António Corte Real). Entretanto, já na parte final do espectáculo, entrou em palco o Coro dos Pais e Amigos da Academia de Música José Atalaya, sob a direcção do maestro Tiago, para interpretar os belíssimos temas “Se te amo” (Quinta do Bill) e “Aprender a ser feliz” (Pólo Norte), a que acrescentou uma canção zulu sobre a caminhada para a liberdade.
Vânia Fernandes interpretou ainda o tema “Perdidamente”, de João Gil e, em encore, a canção “Toca-me” (UHF). O excelente concerto terminou com a repetição do tema “Se te amo”, novamente com a presença do Coro, em excelente forma.
Uma noite linda! Um espectáculo fabuloso!
 
Fotos: Manuel Meira Correia






Sem comentários: