sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Uma crónica de (expressivas) citações!


Hoje deu-me a preguiça. Vou entreter-me com duas citações, interessantes referências de artigos que andam por aí e a que certamente alguns dos nossos leitores não tiveram acesso.
No fundo, é aquilo que eu gostaria de escrever na crónica de hoje, mas que os seus autores conseguem expressar bem melhor e mais convincentemente que eu. Por isso, o melhor é não ser redundante e poupar os leitores ao massacre semanal. Vamos a isso.
1. Domingos Amaral, filho de Diogo Freitas do Amaral, já conceituado jornalista e escritor, autor de obras consagradas e muito interessantes (já li algumas) como “Enquanto Salazar Dormia” (2006), “Já ninguém morre de amor” (2008), “Quando Lisboa tremia” (2010) e “Verão Quente” (2012), publicou um significativo artigo de opinião que circula nas redes sociais sobre o que exige a troika e o que está a impor o governo de Passos Coelho. E não tem nada a ver, como se verá já a seguir. Aqui se expressa, e bem, mais uma vez, o descaramento de um governo sem os níveis mínimos de competência, aptidão e capacidade e que em tudo o que decide se escuda, miseravelmente, no “memorando” assinado com a malfadada troika, que há muito foi ultrapassado e desvirtuado:
 2. A segunda citação é de um outro texto de opinião da autoria do jornalista Pedro Tadeu e que foi publicado no “Diário de Notícias” desta terça-feira, com o título “Passos Coelho não sabe nada de Constituição”. Eis um excerto:
 
Passos Coelho, na TVI, disse: "A Constituição trata o esforço na educação de forma diferente do da saúde. Isso dá-nos, do lado da educação, alguma margem de liberdade para um financiamento mais repartido entre os cidadãos e a parte fiscal, directa, assegurada pelo Estado".
Li a Constituição. Determina que o Estado assegura o direito à protecção da saúde "através de um serviço nacional de saúde universal e geral e, tendo em conta as condições económicas e sociais dos cidadãos, tendencialmente gratuito" e que deve "garantir uma racional e eficiente cobertura de todo o país em recursos humanos e unidades de saúde".
Na educação o Estado tem de "assegurar o ensino básico universal, obrigatório e gratuito" e para isso "criará uma rede de estabelecimentos públicos de ensino que cubra as necessidades de toda a população".
 
Conclusão 1: A Constituição dá alguma margem de manobra para o financiamento do sistema de saúde (com as frases "tendencialmente gratuito" e "garantir racional e eficiente cobertura") enquanto na educação fecha o critério (utilizando expressões como "universal, obrigatório e gratuito" ou para cobrir "toda a população").
Conclusão 2: O primeiro-ministro não conhece a Constituição.
 
("Escrita em Dia", Povo de Fafe, 7 Dezembro 2012)
 

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