domingo, 27 de janeiro de 2013

Apresentação da obra “Alzheimer e suas implicações”: reportagem fotográfica



Na noite da passada sexta-feira, teve lugar na Biblioteca Municipal de Fafe a apresentação da importante obra “Alzheimer e suas implicações”, de Rita Teixeira, pelo Professor José Teixeira de Sousa, médico psiquiatra pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
A sessão contou com a presença de dezenas de amigos da autora, natural de Fafe (nasceu no Hospital que o governo quer extinguir e entregar à Misericórdia), filha da mãe Manuela Coimbra, professora, de Serafão. Não apenas gente de Fafe, sobretudo ligado à Santa Casa da Misericórdia, com a qual a Rita colabora, mas também do Porto, de Cabeceiras e de outras localidades.
A sessão foi muito interessante, salientando-se o bom humor e a fina ironia do Professor Teixeira de Sousa, que tornou acessível a linguagem científica da medicina e dessa “epidemia do século XXI” que é a doença de Alzheimer, que apaga a memória recente de quem por ela é afectado.
Ria Teixeira falou particularmente dos aspectos ligados às actividades físicas e não farmacológicas da doença de Alzheimer, com base nos dados recolhidos na sua investigação para o doutoramento na UTAD e anunciou que em Fevereiro vai abrir dois postos de atendimento e apoio aos doentes de Alzheimer, um em Fafe e outro em Cabeceiras de Basto.
A anteceder a apresentação, houve um brilhante prelúdio musical por Nélson de Quinhones, um compositor e pianista fafense que orgulha a cultura local e projecta universalmente a sua criatividade.



Nélson de Quinhones





Fotos: Manuel Meira Correia

Sem comentários: