domingo, 6 de janeiro de 2013

Estado injecta 5,6 milhões de euros na recapitalização da banca privada: um escândalo nacional!...


1. Está a dar que falar por estes dias: o Estado vai injectar 1100 milhões de euros na operação de recapitalização do BANIF, indicou o Ministério das Finanças em comunicado à CMVM.
O ministério liderado por esse incompetente (não há outra designação para quem não acerta uma previsão que faz…) Vítor Gaspar, que deverá ser remodelado não tarda muito, indicou que «após esta injecção de capital, um total de 5,6 mil milhões de euros terá sido injectado no sistema bancário privado português». Beneficiando o BCP, o BPI, a CGD e o BANIF. Alegadamente ao «abrigo do Programa de Assistência Económica e Financeira a Portugal». Não deixa de constituir um escândalo e uma protecção ignóbil ao sistema financeiro, que foi quem desencadeou a crise em que o país se encontra e que os cidadãos acabam por pagar com os seus impostos e o empobrecimento generalizado.
Significa que o sistema capitalista implantado em Portugal pela tróica e seus capatazes internos está absolutamente preocupado com a saúde financeira dos bancos, sugadores dos depositantes, mas nadíssima importado com as grandes ou pequenas empresas que vão à falência por falta de liquidez financeira ou de créditos bancários. Ou com os cidadãos que entram em insolvência porque ninguém lhes empresta dinheiro, ou acredita neles.
Os bancos estão sempre na maior: no tempo das “vacas gordas”, ganham milhões a explorar os cidadãos, em empréstimos e outras operações financeiras o mor das vezes absolutamente especulativas. Nos tempos de crise, os bancos têm de ser “recapitalizados”, coitadinhos, embora não emprestem dinheiro nenhum à economia ou aos cidadãos.
Não é isto uma vergonha? Afinal, o sistema bancário serve para quê? Para explorar e viver à custa dos contribuintes, que são quem acaba por pagar a factura, em ambas as situações?
Vão o governo e a tróica gozar com a cara da suas tias!... E deixem os portugueses em paz!...
Não se pode exterminá-los?

2. Por isso, não custa concordar com o Bloco de Esquerda que considerou, pela voz do deputado Pedro Filipe Soares, a recapitalização do Banif uma «expropriação de dinheiro dos contribuintes», em que o Estado paga mas não manda.
«O Estado português avança com 1100 milhões de euros para um banco avaliado em 570 milhões, mas nem assim terá qualquer voz na sua gestão. É a nacionalização na versão PSD e CDS, o Estado paga, assume os riscos mas não tem nada a dizer sobre a condição dos destinos do banco. Isto não é uma injecção de capital, nem sequer é uma nacionalização. Isto é uma expropriação do dinheiro dos contribuintes», contestou.
«O dinheiro que o Governo colocou no Banif, sem nenhuma garantia de o voltar a ver, é mais do que o subsídio retirado aos funcionários públicos ou quase tanto como a sobretaxa de IRS criada agora pelo Governo. Os sacrifícios para as pessoas estão a servir na prática para salvar os bancos privados», comparou o deputado.
Neste sentido, considera que esta operação vai sair muito cara aos contribuintes.
É uma vergonha, e um escândalo, sem qualquer dúvida!

3. Mas não há quem ponha cobro a esta pouca vergonha!... Teremos de assistir passivamente a este crime de lesa-portugueses?!...

Sem comentários: