segunda-feira, 4 de março de 2013

Fafenses passearam por Montalegre


 
O Centro Cultural, Social e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Fafe rumou este sábado até Montalegre, terra que me diz muito. Cerca de meia centena de funcionários de diferentes serviços e categorias conviveram ao longo do dia, fraternalmente.
Começámos por parar nos cafés de Salto, freguesia onde nasci e próximos da igreja onde fui baptizado, para o “cafezinho” da manhã. Que bem que soube!
Seguiu-se um momento histórico: a visita à Central Hidroeléctrica dos Pisões (Alto Rabagão). Descemos até à cota de 188 metros abaixo da superfície, visitando a maquinaria que bomba a água até à barragem da Venda Nova. Um privilégio certamente irrepetível!
O almoço, ao lado do paredão da albufeira, foi o máximo, culminado com um cozido de truz! Muita animação musical, pelo acordeão do Albano Pereira e acompanhantes de viola (Ana Maria, Pinto e Tó), deu para passar algumas horas no conforto do restaurante, rodeado de um frio de neve.
O último marco miliário da visita foi Montalegre, a vila do famoso Ecomuseu – Espaço Padre Fontes, do carvalho da Forca, da estátua do João Rodrigues Cabrilho, que descobriu a Califórnia em 1542 e do seu ícone maior, o Castelo, onde se tirou a foto de grupo, para a posteridade, e se voltou a contactar a neve, ainda em abundância.

Um dia em grande, sem dúvida, com frio, qb, mas com o calor da maior amizade!




 

Sem comentários: