domingo, 7 de abril de 2013

Guerra Colonial evoca-se em Fafe durante um ano (Abril 2013 - Abril 2014)


 
Entre 2011 e 2014 estão a evocar-se os 50 anos do início da Guerra Colonial, que deflagrou em Angola (1961), depois na Guiné (1963) e finalmente em Moçambique (1964).
A Câmara Municipal de Fafe e um grupo de fafenses que combateu na Guerra em África, bem como associações e escolas, decidiu participar na evocação do cinquentenário do início da Guerra em África, o que ocorrerá ao longo deste ano e até Abril de 2014, altura em que se comemoraram os 40 anos do 25 de Abril e do termo oficial da Guerra Colonial.
Estão a decorrer, portanto, os cinquenta anos do início de uma guerra que entrou pela porta dentro das famílias portuguesas sem ser convidada e que mobilizou durante os 13 anos do conflito mais de um milhão de jovens. Destes, mais de 8 mil tombaram na frente de combate ou em acidentes, cerca de 120.000 foram feridos, 4 mil ficaram estropiados e estima-se que cerca de 100.000 mil ficaram a sofrer de “Stress Pós Traumático de Guerra”. Do concelho de Fafe, de acordo com dados oficiais, tombaram 40 jovens: 17 em Angola, 12 em Moçambique e 11 na Guiné.
Na sequência do célebre pensamento que refere que “Só existe uma coisa mais terrível do que uma guerra, fazer de conta que ela nunca aconteceu”, pretende a autarquia fafense, associada à comunidade escolar, às associações de ex-combatentes e à população em geral, dinamizar, pedagogicamente e do ponto de vista histórico, um conjunto de acções com o objectivo de não fazer esquecer o flagelo dessa guerra e de lutar contra a cultura do esquecimento que se instalou em Portugal, após o final da Guerra Colonial.
O primeiro acto desse programa aconteceu na passada sexta-feira, 5 de Abril, na Casa Municipal de Cultura de Fafe, com uma brilhante conferência sobre a Guerra Colonial, pelo coronel Carlos de Matos Gomes, seguida da abertura da exposição itinerante do Museu da Guerra Colonial "Uma História por contar", a qual se mantém patente até 19 de Abril.

 
 
 
Nascido em 1946, o coronel Matos Gomes, actualmente na reserva, cumpriu três comissões, em Moçambique, Angola e Guiné como oficial dos «Comandos». Condecorado com as medalhas de Cruz de Guerra de 1ª e de 2ª Classe. Pertenceu à primeira Comissão Coordenadora do Movimento dos Capitães na Guiné. Foi membro da Assembleia do MFA. Além da sua carreira militar dedicou-se a estudos de História Militar, tendo publicado em co-autoria com Aniceto Afonso as obras Guerra Colonial e Portugal na Grande Guerra. Com Fernando Farinha, publicou Um Repórter na Guerra. É autor da obra Moçambique 1970 – Operação Nó Górdio, entre outras. Como romancista publicou os romances: Nó Cego, ASP- de passo trocado, Soldadó, Os Lobos não Usam Coleira, O Dia das Maravilhas e Flamingos Dourados, entre outros.
Ao longo de mais de uma hora, Matos Gomes abordou a temática “Da Guerra Colonial ao 25 de Abril – a questão colonial no centro da nossa história contemporânea”.
Foi uma autêntica lição de história contemporânea, relacionada com a guerra colonial e os vários momentos que culminaram no 25 de Abril de 1974, o que o Coronel apresentou em Fafe, perante uma plateia de dezenas de fafenses, sobretudo ex-combatentes em África.
Fê-lo de uma forma serena, isenta, conhecedora, interessante do ponto de vista historiográfico. Matos Gomes é sem dúvida um dos maiores conhecedores da problemática da Guerra Colonial, pois combateu no terreno e tem desenvolvido, desde há mais de duas décadas, um notável trabalho de investigação e sistematização de conhecimentos sobre a temática.
Uma noite em grande, que concluiu com a abertura de uma excelente exposição sobre o tema, que teve como cicerone o competentíssimo director científico do Museu da Guerra Colonial, José Manuel Lajes.

 
 

Outras iniciativas:

 
Outras iniciativas estão previstas nos próximos meses, com a colaboração de entidades como o Núcleo de Artes e Letras de Fafe, o Cineclube de Fafe, a editora Labirinto e os agrupamentos escolares do concelho, designadamente uma exposição/feira de livro sobre o tema, recital de poesia sobre a guerra colonial, um Curso Livre de História Local, do Núcleo de Artes e Letras sobre a temática “Fafe e a Guerra Colonial”, um ciclo de cinema sobre a Guerra em África, exposições e teatro alusivo ao tema, culminando, em Abril do próximo ano, com a edição de uma obra de testemunhos e textos de antigos combatentes de Fafe (Fafenses na Guerra Colonial, 1961-1974).
No entanto, o programa estará permanentemente em aberto para o seu enriquecimento com novas iniciativas!

Fotos: Manuel Meira Correia

Sem comentários: