segunda-feira, 14 de outubro de 2013

“MOMENTOS DO OLHAR” – ESTREIA POÉTICA DE JOÃO GONÇALVES APRESENTADA ESTA SEXTA-FEIRA EM FAFE


Chama-se Momentos do Olhar o livro de estreia poética de João Gonçalves, que é apresentado publicamente esta sexta-feira, 18 de Outubro, pelas 21h30, na Sala Manoel de Oliveira, em Fafe.
Editada pela Labirinto, a obra é apresentada pelo poeta e escritor Artur Ferreira Coimbra, autor do prefácio.
A anteceder, actuam os jovens músicos Diana e Duarte Baptista.
João Gonçalves é funcionário do Município e presidente do Desportivo Ases de S. Jorge, um clube da cidade dedicado à formação na área do futebol.
No prefácio, Artur Coimbra sublinha a “agradável surpresa que resulta destes Momentos do Olhar, um título sugestivo que remete para a pluralidade dos modos de recolher e investir em cada instante de que se cria o poema”. E os poemas deste livro foram sendo elaborados e trabalhados ao longo de vários anos.
Momentos do Olhar é uma obra que fala de amor nas suas diversificadas expressões (à mulher, aos pais, aos familiares), mas também onde o sonho é político: de Timor “esquecido”, em determinada altura, à aspiração dos que lutaram pela liberdade, contra a ditadura, por um país azul!
Uma obra onde o poeta escolhe o lado dos mais fracos, dos desfavorecidos, dos deserdados da vida, dos sem-abrigo, das crianças órfãs e abandonadas.
“Os poemas são, em geral, sintéticos, enxutos, de uma linguagem tecida no bragal do quotidiano, mas investindo num arrojo literário já assinalável para quem começa”- sublinha ainda o autor do prefácio.

Sem comentários: